No Programa # 4 o tema de debate é o Neo-Inquisitorialismo. Para além das questões processuais, a discussão envolve a mentalidade e cultura inquisitória contemporânea. Na trilha sonora Black Sabbath e Rainbow.
No Programa # 3 os apresentadores debatem as Grandes Marchas contemporâneas. Primavera Árabe, Marcha das Putas, Marcha da Maconha, Marcha da Liberdade. No momento em que o mundo acorda e clama por liberdade, o Criminologia de Garagem debate as formas de manifestação da juventude contemporânea. Na trilha sonora Beirut e Rage Against the Machine.
No Programa #2, apresentamos o debate sobre a tensão entre os paradigmas racionalistas e etiológicos a partir da obra “A Laranja Mecânica", escrita por Anthony Burguess (1962) e dirigida, no cinema, por Stanley Kubrick (1971).
Em paralelo ao debate sobre as “Escolas Penais”, são debatidas as funções da pena (retributivismo versus correcionalismo), os fundamentos da culpabilidade (livre arbítrio versus determinismo) e o papel do Estado nas intervenções punitivas.
Criminologia de Garagem # 1 aborda o tema “O que é Criminologia?“.
No programa # 1, os apresentadores trabalharam o conceito de Criminologia a partir das definições de Sutherland & Cressey e de García-Pablos de Molina.
Segundo Antonio García-Pablos de Molina, “cabe definir criminologia como ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplado este como problema individual e como problema social -, assim como sobre os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente.” (GARCÍA-PABLOS, 1992: 20).
Para Edwin H. Sutherland & Donald Cressey a Criminologia é “o corpo de conhecimentos que considera o crime e a delinquência juvenil como fenômenos sociais. O inclui em seu âmbito de análise o processo de criação das leis, de violação das leis e de reação à violação das leis.” (SUTHERLAND & CRESSEY, 1996: 03)
A partir destes conceitos foi possível problematizar a necessidade de conceituar Criminologia, os métodos possíveis para o proceder criminológico, a pretensão de cientificidade e as finalidades atribuídas.
Como trilha sonora a maior banda de rock nacional de todos os tempos Os Mutantes. Panis et Circenses e Top Top são os clipes apresentados no programa.
Referências Bibliográficas
GARCÍA-PABLOS DE MOLINA, Antônio. Criminologia: uma introdução a seus fundamentos teóricos. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1992.
Criminologia de Garagem é um projeto executado e produzido por Felipe Moreira de Oliveira (PUCRS), Moysés Pinto Neto (ULBRA) e Salo de Carvalho (UFRGS), com a edição do jornalista Fernando Rotta Weigert. É um programa aberto e plural, dirigido aos alunos e aos professores que, de alguma forma, se identificam com o pensamento criminológico e procuram abordagens transdisciplinares sobre violência, cultura contemporânea e rock.